Notícias

Estrutura de Custos para Viabilizar Pequenas e Médias Construções

Compartilhe isso

Criado em: 04/02/2015

Devemos aprender a calcular custos de um Projeto ou de uma Obra, de forma a não deixar margem a dúvidas o plano de trabalho de nossos serviços técnicos. Para nossos clientes e para nós mesmos, devemos estar seguros dos preços propostos serem viáveis e obviamente rentáveis.

Para isto, a Estimativa de Custos é ferramenta fundamental. Muitas das vezes, primeiramente podemos fazer um cálculo em Ordem de Grandeza para verificar ou informar a viabilidade Inicial do investimento, empreendimento ou empreitada. Com todo cuidado necessário, utilizando dados parciais e não detalhados do projeto ou obra, consultamos sites informativos de custos por metro quadrado (m2) de Construções de Engenharia e Arquitetura. Analisando o interesse ou possibilidade de executar uma obra, sem ter maiores despesas com cálculos de custos ou orçamentos detalhados

.Imagem: Casamaisbrasil

Confirmado o interesse pela obra e de posse então de um projeto básico, com todos os elementos básicos para cálculos definidos, vamos preparar a Estimativa Básica ou Orçamento Básico, que vai servir para apresentar preços a nossos clientes, dos serviços a serem executados.

Aprovado o Orçamento Básico e fechado então o contrato, vamos elaborar a Estimativa chamada Firme ou Orçamento Executivo onde os preços de materiais e mão-de-obra vão estar dentro de uma precisão de valores o mais próximo da realidade de mercado, e vai-se alcançar, desde que tudo tenha ido planejado e calculado corretamente, os lucros que são objetivo do negócio.


Compartilhe isso